COMO PLANEAR UMA VIAGEM?

 

DICAS PARA VÔOS LOWCOST:

Apesar de a Qatar, Emirates, entre outras, serem excelentes companhias, consideradas das melhores a nível mundial, podem tornar-se mais dispendiosas e podem acabar por nos impedir de fazer aquilo que mais gostamos: viajar!

Aqui fica uma lista das companhias aéreas, organizadas por continentes, para que possam estar a par dos preços mais baixos.

Fica a dica para estarem atentos a oscilações de preços, que tanto pode facilitar a compra (com baixas de preços) como podem prejudicar se não comprarmos no momento certo (com as subidas sem pré-aviso). Outra coisa importante de mencionar é que, assim como a Ryanair, muitas não têm comida ou bebida a bordo, nem muito espaço para pernas e bagagem de mão é muitas vezes limitada. Optar por uma mochila/mala pequena é vantajoso, mas para isso é preciso alguma flexibilidade e fazer sacrifícios quando se faz uma mala e algum jogo de cintura em viagens grandes (por exemplo, lavar a roupa a meio da viagem - fica a dica de viajar apenas com roupa de uma cor só, roupa clara ou roupa escura, para poupar lavagens extra e para não estragar roupa). Por vezes, os aeroportos de aterragem não são os principais e isso implica transportes alternativos, que podem não compensar na escolha do preço do vôo.

Algumas Companhias Low Cost - Mundo:

- Ryanair 

- EasyJet

- Wizzair

- Vueling

- Transavia

- A TAP, a Iberia, BritishAirways, a BrusselsAirlines, a Norwegian, a KLM e a AirEuropa oferecem preços bastante competitivos e podem ser uma hipótese vantajosa

- PegasusAirlines (voa para a Europa e ainda poderá servir para fazer conexões com outras companhias que param em Istambul)

- GOL (companhia brasileira que serve a América Latina)

- SouthwestAirlines JetBlueAirways (companhia que opera nos Estados Unidos)

- WestJetAirlines (companhia que voa entre o Canadá e os Estados Unidos)

- VirginAustralia (opera na Austrália e Oceania)

- AirAsia (para vôos na Asia)

Para vôos mais específicos, podem nos contactar e nós ajudaremos com o que pudermos.

transferir.png
momondo-logo-facebook.png
31m813f9nrcwcos04w.png

VIAJAR BARATO

 

COMO VIAJAR BARATO:

A melhor maneira de conseguir viajar barato é ser flexível nas datas, no aeroporto de destino (ou até no próprio destino), ter vários separadores abertos e procurar o mesmo em vários sites, criar alertas (disponível apenas em alguns dos sites) e ficar satisfeito quando se encontra um preço abaixo do vosso orçamento inicial e parar a pesquisa.

Nalguns sites é possível procurar por datas, sem escolher o destino, escolher o mês sem ser obrigatório colocar um dia específico e ainda escolher o mês mais barato! Consultem o Skyscanner!

Estar super atento a promoções. Consultar as páginas das companhias aéreas várias vezes quando souber quais são as datas que quer viajar!

Alertamos também para mensagens "ocultas" (pouco visíveis, não tão explícitas ou de difícil acesso), durante o processo de marcação, nomeadamente, quando sugerem fazer um seguro, quando perguntam se queremos marcar um lugar no avião, se queremos fazer o check-in de uma mala... por vezes, põem a opção que não queremos clicar numa cor ou tamanho que nos faz clicar sem ler. Estar atento é essencial! Já nos aconteceu de alterarem a data do vôo durante a marcação do vôo e depois termos de comprar uma nova viagem porque a anterior não dava para alterar por ser lowcost. Confirmem sempre tudo!

QUANDO COMPRAR?

Existem várias teorias sobre quando é a melhor data para comprar uma viagem, mas a mais consistente ainda é comprar o vôo 4 a 6 semanas antes da data que se pretende. 

Quando quiser comprar efetivamente a viagem, usar outro computador e, se possível, estar num local diferente do sítio onde fez a pesquisa. Vários sites usam cookies e aumentam os preços consoante a procura. Outra hipótese é limpar o histórico, os cookies e abrir uma página secreta/privada.

transferir.png
momondo-logo-facebook.png
31m813f9nrcwcos04w.png

COMO ARRANJAR HOTEIS MAIS BARATOS:

 

BOOKING

Apesar de acabarmos por marcar a maior parte dos hotéis no booking.com (temos descontos por já sermos viajantes frequentes), vamos sempre confirmar o preço no site oficial do hotel que estamos a escolher. Muitas vezes no booking não inclui a melhor promoção, ou alimentação (que por vezes pode ser mais em conta ou no caso de não haver outra hipótese).

No booking podem aderir a promoções, enviando links a amigos, que também usufruem do desconto. Quantos mais amigos usarem o link, mais desconto se tem!

AIRBNB

Consultamos várias vezes o airbnb.com, que algumas vezes compensa, principalmente quando somos mais do que só nós os dois.
 

COUCH SURFING

Se forem mais aventureiros, podem consultar o couchsurfingcom, que depois de um registo simples e intuitivo, podem receber convidados e ficar em casa de pessoas gratuitamente.

VIAJAR DE NOITE

Aproveite as noites para viajar! Quer seja de comboio, de avião ou de autocarro!

POUSADAS DE JUVENTUDE

São mais baratas que hosteis, mas só para quem não se importa de ter casas de banho partilhadas e de partilhar o quarto com desconhecidos. Podem consultar também o site hostelworld.com

CASAS DE AMIGOS

Aproveite para fazer amizades internacionais nas suas viagens! Ofereça a sua casa e eles farão o mesmo. É uma excelente forma de ter acomodação gratuita e ainda ter dicas de locais, que são os que melhor conhecem o destino em causa e pode tornar a sua viagem muito mais eficiente.

DORMIR NA PRAIA, ACAMPAR OU ALUGAR UMA AUTOCARAVANA

Leve um saco cama e, nos destinos que a temperatura assim o permita, aproveite! Acampar ou viajar numa autocaravana é também uma excelente forma de poupar algum dinheiro e de conhecer pessoas novas.

BOOKING.COM

AIRBNB.COM

COUCHSURFING

DICAS DE VIAGEM

 

FOTOS TIPO PASSAPORTE - pode dar algum trabalho em casa, mas podem salvar um grande problema em viagem! Por vezes, em alguns aeroportos exigem esse tipo de foto e fazem-se cobrar bastante por esse serviço. Aproveite para verificar a validade do seu passaporte, pois é obrigatório ter um passaporte válido por 6 meses!

PALAVRAS-CHAVE - Não custa nada aprender a dizer "Olá", "Bom dia", "Por favor" ou "Obrigado" na língua do destino. As pessoas gostam e pode levar a uma interação mais aproximada de onde podem surgir situações inesquecíveis.

BACKUP - Levar um disco para servir de backup das fotos e vídeos feitos, não vá o diabo tecê-las!

KIT DE VIAGEM - É sempre prático levar uma bolinha pequena onde caibam os auscultadores para o avião, um comprimido para as dores de cabeça, uma escova e pasta de dentes pequena, um creme de cara e mãos, tampões para os ouvidos, o carregador de telemóvel, um adaptador de tomadas e uma venda de olhos. Assim, quando entrar no avião, basta pegar nessa bolsinha, que cabe perfeitamente no bolso do seu assento, e ter tudo perto de si. Se couber uns snacks, em caso de emergência, melhor! Nunca se sabe...

CARTÃO DE VISITA - No caso de se perder, pode vir a ser muito útil ou até para mostrar a um taxista que não fale inglês.

PARTILHAR ITINERÁRIO DE VIAGEM - É muito importante haver sempre alguém que saiba onde está ou onde vai estar se souber à partida que não vai ter como contactar ninguém. Deixe o seu itinerário com alguém em casa e, se possível, vá dando notícias, combine com a pessoa o meio de comunicar, nem que seja apenas um toque por dia.

DIAS MAUS - Apesar de estar de férias, há sempre uma ou outra situação que corre pior. Tente levar isso na desportiva e pense que "faz parte", como diz o povo mais feliz do mundo, os Butaneses! Amanhã vai ser um dia melhor.

IMPREVISTOS - Ter tudo planeado permite calcular custos, mas deixar as férias correrem ao sabor do vento nem sempre é mau... acontecem situações inesperadas que o podem levar a destinos desconhecidos, mas que podem ser bem melhores que os originais.

FARMÁCIA - "Mais vale prevenir do que remediar", um mote a ter em conta quando vai de viagem! Levar uma farmácia com os medicamentos essenciais podem salvá-lo de uma ida a um hospital ou farmácia e atrapalhar os seus planos. (analgésicos, anti-histamínicos, imodium e azitromicina, enjomin para enjoos, são alguns exemplos) Leve um rolo de papel higiénico na sua mala para situações de "emergência"!

1, 2, 3, 4... - Conte quantas coisas tinha consigo antes de deixar um local. Por exemplo, telemóvel, carteira, máquina fotográfica, mala e boné fazem 6 coisas, da próxima vez que deixar um sítio certifique-se que tem as 6 peças.

MADRUGAR - Acordar cedo tem as suas vantagens! O dia dura mais, as fotos ao nascer do sol são incríveis e a ausência de multidões.

TAXAS DE CAMBIO - O ideal é trocar dinheiro fora do aeroporto, onde as taxas são mais apelativas. Levar alguns dólares de casa (uma moeda quase sempre aceite) é uma vantagem para os primeiros pagamentos, até chegar ao centro onde pode destrocar o valor que quiser.

ESCALAS - Vai fazer uma escala em Singapura? Então procure vôos 1 ou 2 dias mais tarde e aproveite para conhecer esse destino!

SACOS DE PLÁSTICO - Leve consigo 2 ou 3 sacos plásticos, podem dar jeito para guardar aquelas sapatilhas que no inicio da viagem cheiravam melhor, ou a roupa suja.

DIÁRIO DE GASTOS - Escreva no telemóvel os gastos que vai tendo para conseguir controlar melhor o que vai gastando. Aproveite para falar com o seu banco sobre o uso do cartão de crédito nos destinos para onde vai. E já agora prepare bem as taxas dos vistos que vai tirar à chegada dos aeroportos e das taxas de saída.

REVOLUT - Um cartão de crédito bastante útil para viajantes. Tem uma app que controla todos os gastos, recebem sempre uma

mensagem a comunicar o último pagamento e ainda se pode criar um cartão virtual para pagamentos únicos que se pode bloquear

logo de seguida.

MAPS ME - Uma app que permite fazer o download dos mapas dos destinos que vai usar. Só não se esqueça de fazer o download antes de sair de casa!

TAXAS DE CÂMBIO

SKYSCANNER

REVOLUT

DESCONTO

MAPS.ME

VISTOS

PARA CIDADÃOS PORTUGUESES

 

PAÍSES PARA OS QUAIS NÃO É PRECISO VISTO:

Albânia, África do Sul (até 90 dias), Andorra, Antigua e Barbuda, Argentina (até 90 dias), Arménia (até 180 dias), Bahamas (até 90 dias), Barbados, Belize (até 30 dias), Bielorrússia (até 5 dias se aterrarem a partir do aeroporto de Minsk, caso contrário é preciso visto), Bolívia (até 90 dias), Bósnia Herzegovina, Botswana (até 90 dias), Brasil (até 90 dias), Brunei (até 90 dias), Bulgária, Canadá (até 180 dias), Cazaquistão (até 30 dias), Chile (até 90 dias), Chipre, Colombia (até 90 dias), Coreia do Sul (até 30 dias), Costa Rica (até 30 dias), Croácia, Dominica (até 90 dias), El Salvador (até 90 dias), EAU (até 90 dias), EUA (até 90 dias) Equador, Fiji (até 30 dias), Filipinas (até 30 dias), Geórgia, Grenada, Guatemala (até 90 dias), Guiana, Honduras (até 90 dias), Hong Kong (até 90 dias), Ilhas Cook (até 30 dias), Ilhas Marianas, Ilhas Marshall (até 90 dias), Ilhas Salomão (até 90 dias), Indonésia (até 30 dias ou VoA -30+30-), Irlanda, Israel (até 90 dias), Jamaica (até 30 dias), Japão (até 30 dias), Kiribati (até 90 dias), Kosovo (até 90 dias), Lesoto (até 14 dias), Letónia (até 90 dias), Lichentstein, Lituânia (até 90 dias), Luxemburgo, Macau (até 90 dias), Macedónia (até 90 dias), Malásia (até 90 dias), Maldivas (até 30 dias), Malta, Marrocos (até 90 dias), Maurícias, México, Micronésia (até 30 dias), Moldávia (até 90 dias), Mónaco, Montenegro (até 90 dias), Namíbia (até 90 dias), Nicarágua (até 90 dias), Nova Zelândia (até 90 dias), Palau (até 30 dias), Palestina (até 90 dias), Panamá (até 90 dias), Paraguai (até 90 dias), Peru (até 90 dias), Quirguistão (até 60 dias), Reino Unido, República Dominicana (até 180 dias), Roménia, São Cristóvão e Neves, São Tomé e Príncipe (até 15 dias), São Vicente e Granadinas, Samoa (até 60 dias), San Marino, Santa Lucia (até 90 dias), São Cristóvão e Nevis (até 30 dias), São Cristóvão e Grenadinas (até 90 dias), Senegal (até 30 dias), Senegal (até 30 dias), Sérvia (até 90 dias), Seychelles (até 90 dias), Singapura (até 30 dias), Sri Lanka (até 30 dias), Suazilândia (até 60 dias), Tailândia (até 30 dias), Taiwan, Timor Leste (até 90 dias), Tonga (até 90 dias), Trinidade e Tobago (até 90 dias), Tunísia (até 90 dias), Turquia (até 90 dias), Tuvalu (até 90 dias), Ucrânia (até 90 dias), Uruguai (até 90 dias), Vanuatu (até 30 dias), Vaticano, Venezuela (até 90 dias).

PAÍSES PARA OS QUAIS É PRECISO VISTO:

 Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Benim, Burkina Faso, Butão, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Chade, China, Comores, República Democratica do Congo, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Egipto, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Conacry, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Haiti, Iémen, Índia, Irão, Iraque, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malaui, Mali, Mauritânia, Moçambique, Mongólia, Mianmar (Birmânia), Nauru, Nepal, Níger, Nigéria, Omã, Papua Nova Guiné, Paquistão, Qatar, Quénia, República Centro Africana, República do Congo, Ruanda, Rússia, Serra Leoa, Síria, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Suriname, Tajiquistão, Taiwan, Tanzânia, Togo, Turcomenistão, Uganda, Uzbequistão, Vietname, Zâmbia, Zimbabue.

  • Instagram
  • Email
kbnhoodplkockmil.png